Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Macklemore e Ryan Lewis: o primeiro smash hit de 2013


Apesar de ter sido lançado independentemente, sem apoio de nenhuma grande gravadora e ser de artistas desconhecidos, o rapper Macklemore e o seu produtor Ryan Lewis, Thrift Shop é o primeiro smash hit de 2013.

Como de costume, o primeiro país que notou o potencial da música foi a Austrália, onde a canção alcançou o top 10 em outubro e, na primeira semana de dezembro, atingiu o primeiro lugar. A música já é 5x Platina no país.

Agora, o single alcançou o topo do iTunes estado-unidense e é só questão de tempo até ela alcançar o topo do Hot 100. Mais de 1 milhão de unidades da música foram vendidas até agora. No Reino Unido, ela também está escalando os charts em velocidade impressionante. Sem nenhuma promoção, ela entrou no top 100 na semana passada (na posição 81) e, desde então, já disparou para a 14ª posição no iTunes local.

A canção, cheia de irreverência, satiriza a fixação de Macklemore por comprar suas roupas em brechós e seu desapego a grifes.

O cantor parece não estar destinado a ser um one hit wonder. Na Austrália -- que costuma ser o primeiro a se dar conta de futuros hits (Lady Gaga atingiu o primeiro lugar lá com Just Dance e Poker Face meses antes do resto do mundo; o mesmo para Gotye e Somebody That I Used to Know e Ke$ha e TiK ToK) -- ele acaba de atingir o topo com seu segundo single, Same Love. A canção critica a homofobia na sociedade americana enquanto apoia explicitamente a aprovação da lei que dá direitos iguais aos homossexuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu