Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

domingo, 17 de outubro de 2010

Causando na França: Sexion d'Assaut



Muito diferente do que o estereótipo da França sugere, a música urbana e a cultura de rua são extremamente fortes no país. Rap e hip-hop são os gêneros musicais mais populares por lá e a rádio mais ouvida de Paris, a Skyrock, se dedica exclusivamente a música urbana.


No momento, a grande revelação da música francesa é o grupo Sexion d'Assaut, formado por oito jovens, filhos de imigrante, criados nos suburbios de Paris. Depois de 8 anos de preparação e muitos EPs e mixtapes, o Sexion finalmente lançou seu primeiro CD, L'école des Points Vitaux (A Escola dos Pontos Vitais, uma referência ao mangá e anime Hokuta no Ken) em março desse ano. O álbum estreou dentro do top 5, dando origem a vários singles extremamente bem-sucedidos e alcançando, em questão de meses, disco de platina, por mais de 300 mil cópias vendidas.

Os raps do Sexion tratam de temas típicos do rap francês: protestos contra a direita e relatos sobre as dificuldades encontradas pela classe trabalhadore e os imigrantes nos grandes centros urbanos da França.

O primeiro single do CD, Desoleé (Desculpa), é um dos maiores sucessos do ano no país:



No Facebook, o Sexion tem 1.5 milhões de fãs. Isso faz deles os artistas franceses mais populares no maior site de mídia social do planeta.

Claro que todo esse sucesso veio com seu fair share de polêmica. A maior delas foi as declarações de Lefa, um dos membros do grupo, para a edição de junho da revista Hip-Hop. "Nós somos homofóbicos e achamos que relacionamentes homossexuais não são aceitáveis. Mas resolvemos parar de difundir isso nas nossas músicas", ele afirmou.

A entrevista repercurtiu enormemente e, via Twitter, o grupo as desmentiu, afirmando que o jornalista tinha tirado a fala de contexto. O reporter, porém, afirmou ter tudo gravada, o que obrigou o grupo a se desculpar publicamente.

Além de uma coletiva de imprensa e reuniões com diversas associações GLS, Lefa enviou um comunicado aos veículos de imprensa afirmando não ser homofóbico e dizendo que, por ter crescido em ambientes cheios de ignorância e machismo, "ele usou a palavra sem pensar no real significado dela".

Mesmo assim, o estrago já estava feito: a NRJ, a maior rádio da França, com sinal para todo o país, suspendeu o acordo promocional que eles tinham com o grupo e baniu a música do Sexon de suas emissoras. Além disso, shows em várias cidades (Clermont-Ferrand, Strasbourg, Saint-Etienne, Marseille, Nancy, Angers, Le Mans, Caen, Guivapas, Saint-Cyr sur Loire) foram cancelados.

Ainda está muito cedo para saber se o estrago foi permanente. Porém, polêmicas aside, a música deles foi, sem a menor duvida, presença obrigatória nos iPods dos jovens franceses ao longo desse ano.


Wati by Night - Sexion d'Assaut


Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.