Um dos maiores fenômenos de 2010 na Alemanha foi a versão de Over the Rainbow cantada pelo havaiano Israel Kamakawiwoʻole.
No começo dos anos 90, graças a suas habilidades com o ukelele e suas canções relaxantes, Israel virou uma sensação no Hawaii, com o seu álbum, Facing Future, vendendo mais de 1 milhão de cópias nos EUA ao longo dos anos. Parte do sucesso veio graças a versão da música de Judy Garland. A interpretação do havaiano para o sucesso de Garland foi usada em centenas de programas de TV, filmes e comerciais. A música, individualmente, já vendeu mais de 2 milhões de cópias digitalmente no país norte-americano.
Iz, como ele era conhecido, morreu em 1997, aos 38 anos, depois de anos de problemas de saúde devido ao seu peso.
Em 2009, um produtor alemão, Wolfgang Boss, ouviu a música, se emocionou e comprou os direitos para comercializa-la na Alemanha. A canção foi lançada em setembro de 2010 e rapidamente se transformou numa gigantesca sensação no país, encerrando o ano no topo da parada anual de vendas de single.
A canção foi tocada sem parar nos últimos meses de 2010 e, para surpresa dos executivos, quase metade das vendas vieram não digitalmente e sim de singles físicos, mostrando que a canção tinha alcançado grande popularidade com os segmentos mais velhos da população que optam por maneiras mais tradicionais de ouvir música.
Além de fazer com que o CD Facing Future alcançasse disco de platina no país, a música também fez com que as vendas de ukelele crescessem substancialmente e esgotassem em diversas lojas de instrumentos.
Depois do enorme sucesso na Alemanha, a música foi lançada, com o apoio de diversos comerciais na televisão, nos outros dois principais mercados europeus: a França e o Reino Unido.
Na França, a música estourou e passou todo o primeiro mês de 2011 em primeiro lugar. Assim como na Alemanha, além de vender muito bem digitalmente, as vendas de singles físicos também foram altas.
Porém, no Reino Unido, o maior mercado europeu, a música não conseguiu emplacar, tendo que se contentar com a 42ª posição (e, francamente, eu estou com o UK nessa: a música é até bonitinha e Iz parece ser um fofo mas essa canção, na minha opinião, não tem nada de especial e o fato de que ela ficou tanto tempo em primeiro lugar me parece estranho).
Alias, isso comprova a força do mercado fonográfico britânico. Apesar de ter uma população ligeiramente menor que a Alemanha e a França e ter uma economia mais fraca que esses dois países, o Reino Unido compra MUITO mais música do que os países vizinhos.
Na França, Waka Waka passou três meses ininterruptos no topo das paradas de single e acabou o ano como a canção que mais vendeu no país, com 373 mil unidades. Isso não é nem três vezes mais do que o que a música vendeu no Reino Unido (146 mil unidades), onde nunca sequer alcançou o top 20 (de fato, 140 músicas venderam mais que Waka Waka no UK ao longo de 2010).
Apesar do relativo pouco sucesso no país de Rainha Elizabeth, Waka Waka foi um gigantesco hit no resto da Europa onde acabou o ano como o single mais vendido não só na França mas também na Espanha (17 semanas em 1º lugar), na Itália (exatos quatro meses no topo), na Suíça, na Bélgica, na Dinamarca e na Suécia.
Inclusive, em número de vendas, Waka Waka superou Over the Rainbow na Alemanha. O Media Control, orgão regulador de vendas no país, não libera números e faz os charts baseado em dinheiro lucrado, não unidades vendidas. Como Over the Rainbow fez muito sucesso no mercado de single físico e custava ligeiramente mais caro no iTunes, Iz obteve vantagem. Porém, com base nos certificados das músicas, estima-se que Waka Waka tenha vendido mais de 700 mil unidades enquanto Over the Rainbow superou 650 mil.
Já Wavin' Flag, a outra música da Copa, cantada por K'naan, não foi tão bem recebida no resto da Europa (com exceção da Alemanha e da Suíça) mas alcançou o 2º lugar das paradas britânicas. Wavin' Flag, diferente da música de Shakira, teve forte apoio da Radio 1, principal estação do país.
No começo dos anos 90, graças a suas habilidades com o ukelele e suas canções relaxantes, Israel virou uma sensação no Hawaii, com o seu álbum, Facing Future, vendendo mais de 1 milhão de cópias nos EUA ao longo dos anos. Parte do sucesso veio graças a versão da música de Judy Garland. A interpretação do havaiano para o sucesso de Garland foi usada em centenas de programas de TV, filmes e comerciais. A música, individualmente, já vendeu mais de 2 milhões de cópias digitalmente no país norte-americano.
Iz, como ele era conhecido, morreu em 1997, aos 38 anos, depois de anos de problemas de saúde devido ao seu peso.
Em 2009, um produtor alemão, Wolfgang Boss, ouviu a música, se emocionou e comprou os direitos para comercializa-la na Alemanha. A canção foi lançada em setembro de 2010 e rapidamente se transformou numa gigantesca sensação no país, encerrando o ano no topo da parada anual de vendas de single.
A canção foi tocada sem parar nos últimos meses de 2010 e, para surpresa dos executivos, quase metade das vendas vieram não digitalmente e sim de singles físicos, mostrando que a canção tinha alcançado grande popularidade com os segmentos mais velhos da população que optam por maneiras mais tradicionais de ouvir música.
Além de fazer com que o CD Facing Future alcançasse disco de platina no país, a música também fez com que as vendas de ukelele crescessem substancialmente e esgotassem em diversas lojas de instrumentos.
Depois do enorme sucesso na Alemanha, a música foi lançada, com o apoio de diversos comerciais na televisão, nos outros dois principais mercados europeus: a França e o Reino Unido.
Na França, a música estourou e passou todo o primeiro mês de 2011 em primeiro lugar. Assim como na Alemanha, além de vender muito bem digitalmente, as vendas de singles físicos também foram altas.
Porém, no Reino Unido, o maior mercado europeu, a música não conseguiu emplacar, tendo que se contentar com a 42ª posição (e, francamente, eu estou com o UK nessa: a música é até bonitinha e Iz parece ser um fofo mas essa canção, na minha opinião, não tem nada de especial e o fato de que ela ficou tanto tempo em primeiro lugar me parece estranho).
Essa não foi a unica música que obteve gigantesco sucesso na Alemanha e na França e foi ignorado pelos britânicos. Waka Waka (This Time for Africa), a canção de Shakira que foi escolhida como o tema oficial da Copa do Mundo, passou três meses em primeiro lugar em ambos os países, encerrando 2010 como o single que mais vendeu na França e o 2º lugar na parada anual alemã (atrás de Over the Rainbow).
Porém, na Grã-Bretanha, a canção não conseguiu ultrapassar da 21ª posição na parada semanal e não apareceu nem entre as 100 mais vendidas do ano. Mesmo assim, a música vendeu decentemente no país: 146 mil cópias.
Alias, isso comprova a força do mercado fonográfico britânico. Apesar de ter uma população ligeiramente menor que a Alemanha e a França e ter uma economia mais fraca que esses dois países, o Reino Unido compra MUITO mais música do que os países vizinhos.
Na França, Waka Waka passou três meses ininterruptos no topo das paradas de single e acabou o ano como a canção que mais vendeu no país, com 373 mil unidades. Isso não é nem três vezes mais do que o que a música vendeu no Reino Unido (146 mil unidades), onde nunca sequer alcançou o top 20 (de fato, 140 músicas venderam mais que Waka Waka no UK ao longo de 2010).
Apesar do relativo pouco sucesso no país de Rainha Elizabeth, Waka Waka foi um gigantesco hit no resto da Europa onde acabou o ano como o single mais vendido não só na França mas também na Espanha (17 semanas em 1º lugar), na Itália (exatos quatro meses no topo), na Suíça, na Bélgica, na Dinamarca e na Suécia.
Inclusive, em número de vendas, Waka Waka superou Over the Rainbow na Alemanha. O Media Control, orgão regulador de vendas no país, não libera números e faz os charts baseado em dinheiro lucrado, não unidades vendidas. Como Over the Rainbow fez muito sucesso no mercado de single físico e custava ligeiramente mais caro no iTunes, Iz obteve vantagem. Porém, com base nos certificados das músicas, estima-se que Waka Waka tenha vendido mais de 700 mil unidades enquanto Over the Rainbow superou 650 mil.
Já Wavin' Flag, a outra música da Copa, cantada por K'naan, não foi tão bem recebida no resto da Europa (com exceção da Alemanha e da Suíça) mas alcançou o 2º lugar das paradas britânicas. Wavin' Flag, diferente da música de Shakira, teve forte apoio da Radio 1, principal estação do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário