Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2011 na cultura pop: o ano de Adele


Bom, 2011 foi um ano com pouquíssimas atualizações, não é mesmo? Pois é, super reneguei o blog ao longo do ano, e francamente, não posso prometer que serei melhor nesse aspecto em 2012 (mas juro que vou tentar). Contudo, se você é um leitor que, apesar do ritmo lento de novidades, continua periodicamente checando o blog, eu agradeço enormemente pelo apoio.

Mas, indo ao assunto que interessa: cultura pop. Não existe NENHUMA duvida a quem esse ano pertenceu, não é mesmo? 2011 foi o ano que Adele brilhou, vende e se destacou mais do que QUALQUER um poderia ter imaginado.

Apesar de ser a antitese de tudo que faz sucesso hoje em dia -- Adele só costuma usar preto; suas músicas são lentas e com letras deprimentes; ela é sincera em entrevistas e pouquíssimo manufaturada (apesar de muito bem promovida) -- ninguém dominou tanto o coletivo mundial, as rádios e os iPods quanto essa londrina de 23 anos.

No começo do ano, eu escrevi alguns posts sobre o sucesso sem precedentes que a cantora estava alcançando. Na décima semana do álbum 21 nas lojas britânicas, eu escrevi sobre o sucesso avassalador que o CD estava conseguindo no país de origem da cantora. Olhando para trás, aqueles recordes são modestos comparados com o que a jovem inglesa conquistou nos 8 meses seguintes. 


Para começar, o álbum vendeu 3.8 milhões de unidades no Reino Unido ao longo de 2011. Em apenas 12 meses, o CD vendeu o suficiente no país para se tornar o maior vendedor do século 21, ultrapassando, por 400 mil cópias, Back to Black de Amy Winehouse. Em menos de um ano, em um período de enorme crise para a indústria fonográfica, 21 se transformou no sétimo álbum mais vendido da história do Reino Unido. E, levando em conta que a cantora continuará promovendo o CD em 2012, não existe a menor duvida que ele continuará subindo no ranking. É só questão de tempo para a londrina de 23 anos desbancar Thriller de Michael Jackson (3.825); The Dark Side of the Moon de Pink Floyd (3.96 milhões) e Brothers in Arms do Dire Strait (4 milhões) e entrar no top 5 dos CDs mais vendidos da história na terra da rainha.

E isso tudo sem contar o fato do primeiro álbum da cantora, 19, lançado em 2009, ter vendido 1.21 milhão de cópias ao longo do ano, o suficiente para duplicar as vendas que o CD tinha conquistado ao longo dos últimos dois anos (total: 2 milhões só no UK). Ah, e o single mais vendido do ano também pertenceu a Adele: Someone Like You, impulsionada pela performance groundbreaking no BRIT Awards, vendeu 1.3 milhão de unidades, sendo a primeira vez desde 2007 que um single ultrapassa a marca de 1 milhão dentro de um ano cívil (e a primeira desde 2001 quando você desconta singles de vencedores dos reality shows The X Factor e Pop Idol) e desde 1995 que o mesmo ato ocupa o topo da parada anual de single e de CDs.


Isso sem contar com as vendas de Set Fire To the Rain (500 mil unidades apesar de não ter sequer alcançando o top 10 semanal ou ter um vídeo) e Rollin' in the Deep (800 mil unidades).

No meu texto de abril eu destacava como o CD estava sendo um gigantesco sucesso nos EUA mas ainda era cedo para determinar se ele alcançaria o mesmo sucesso que no Reino Unido. Agora posso afirmar com total convicção: sim, o sucesso nos EUA, o maior mercado mundial, foi tão gigantesco e surpreendente quanto no país natal da cantora. Com 6 milhões de unidades vendidas ao longo do ano, 21 foi o CD que obteve melhor resultado de vendas em um ano cívil desde Confessions de Usher em 2004. Ela vendeu mais do que o dobro do segundo CD mais vendido do ano nos EUA (2.5 milhões do CD Christmas de Michael Bublé)  e também teve o single mais vendido (Rollin' in the Deep, 5.6 milhões de unidades).

Depois de uma apresentação nos VMAs, Someone Like You também alcançou o topo do Hot 100 americano, sendo a primeira vez que uma música que continha apenas vocais e um piano encabeçou a lista na história do país. O single já vendeu 3.6 milhões de unidades no país até o momento.

Como se isso tudo não fosse o suficiente, Adele encabeçou a lista de álbuns mais vendidos do ano em virtualmente todo o planeta, quebrando recordes na FrançaAustrália, Alemanha, Canadá, Holanda, Portugal, Finlândia....

E no Brasil? Basta ir até o site de letras do Terra, o site musical mais acessado do país, para ver a cantora dominando o top 3 (com Someone Like You, Rollin' in the Deep e Set Fire to the Rain) e, desde o lançamento do iTunes no país, em dezembro, a cantora ocupa o topo da parada de singles e de álbuns por aqui.

E vale destacar que durante os últimos três meses do ano, Adele teve que cancelar absolutamente todas as suas aparições públicas devido a um problema nas cordas vocais. Apesar do total sumiço da mídia (pelo menos fisicamente, já que todos os meios de comunicação seguiram falando nonstop sobre o sucesso dela), que incluiu cancelamentos em programas high profile como o Europe Music Awards e a final do X Factor britânico, a cantora continuou no topo de todos os principais mercados do mundo e, apesar de nenhuma promoção e nem sequer um vídeo, Set Fire to the Rain ocupa o segundo lugar no iTunes americano (depois de mais de 6 milhões de unidades comercializadas do CD, algo inédito).

Em 2012, podem apostar que as vendas de Adele seguiram fortíssimas. Ela varrerá os BRIT e o Grammy, as principais premiações dos EUA e do Reino Unido, que catapultam a venda dos CDs ganhadores; voltará para a TV; continuará lançando singles e retomará sua turnê mundial que teve que ser cancelada as pressas devido aos seus problemas na garganta.

  • Dois número 1 globais (Rollin' in the Deep e Someone Like You).
  • O CD mais vendido do ano (15.3 milhões de cópias no mundo todo), mais que triplicando as vendas do segundo colocado (5 milhões de Christmas do Michael Bublé).
  • Indicada a todos os principais prêmios músicas.
  • Centenas de recordes quebrados.
  • Apesar de sempre aparecer em público com a mesma roupa (um discreto vestido preto), se tornou um ícone fashion, estampando a capa da edição de outubro da Vogue britânica. Ela também estará na capa da edição de março da Vogue estado-unidense, uma das edições mais importantes e grossas do ano (por apresentar as tendências de primavera).

3 comentários:

  1. Adele conseguiu tudo isso sentada em uma cadeira batendo o pesinho em “Rolling in the Deep” passeando por Londres em “Someone Like You” e claro com muito talento.

    Coisa que Lady Gaga não conseguiu lançando um álbum cheio de pretensões acompanhado de uma enxurrada de promoções/apresentações, Beyoncé lançando CD/DVD com praticamente um clip por semana (e um anuncio de gravidez cafona)...

    Tomara que as duas ultimas se preocupem mais com a qualidade de suas músicas e menos com mídia a partir de agora.

    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. André, não importa a demora entre seus posts, eles sempre valem a pena :)

    Sou leitor fiel do seu blog e já acompanhei toda sua trajetoria pela blogosfera, desde a época do Shoujo Brazil ate aquele seu blog pessoal, três pequenos pontos.

    Adele é uma fofa e merece todo o sucesso que tem. O próximo post poderia ser sobre Madonna ou Janelle Monáe, né?

    Feliz 2012!

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo apoio, um ótimo 2012!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.