Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Causou na Espanha: Pablo Alborán


Nascido em Malága em 1989, Pablo Alborán foi o grande fenômeno da indústria musical espanhola ao longo de 2011. Ele colocou seus vídeos no YouTube e outras redes sociais (como parece ser o caso em 9 entre cada 10 dos sucessos atuais, né?! pqp), a musica Solamente Tu se tornou um sucesso e, rapidamente, ele assinou como uma gravadora (a EMI, no caso). Seu álbum, lançado em fevereiro, alcançou 5x Platina (300 mil unidades) no país e foi o álbum mais vendido do ano. Sua turnê teve ingressos completamente esgotados, incluindo shows nas arenas mais tradicionais do país: o Palau Sant Jordi em Barcelona e o Palacio de Deportes de Madrid.


No final do ano, ele ainda lançou um CD acústico que já é 3x Platina no seu país de origem e também alcançou vendas bastante satisfatórias no país vizinho, Portugal. Agora, ele quer seguir os passos de outro icônico cantor espanhol, Alejandro Sanz, e conquistar o mercado latino. Em agosto do ano passado, Pablo fez promoção intensa nos dois maiores mercados hispano-hablantes latino, o México e a Argentina.

(Em tempo: "Ai Se Eu Te Pego" continua em primeiro lugar na Espanha depois de mais de três meses. Foi depois que Cristiano Ronaldo ter dançado a música em comemoração a um gol que a música explodiu no país europeu e se espalhou pelos países vizinhos, Portugal e Itália, depois para o resto do continente e do mundo. Ao longo das últimas duas semanas, a música de Teló alcançou o topo na França e na Alemanha, dois dos três maiores mercados europeus, e ele também está cada vez mais alto nos países escandinavos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.