Por toda a paixão e sucesso que trashy reality television tem gerado nos EUA, o gênero não é exatamente conhecido por lançar estrelas em ramos de respeito -- atuação, canto, etc. (com a exceção, óbvio, dos de talento como Idol). Por isso, ao fazer meu check diário do iTunes estado-unidense, eu tomei um susto ao ver o primeiro lugar: Tamar Braxton.
De onde? Porque? Eu tento ser completamente antenado em tudo e nunca tinha notado absolutamente nenhum burburinho a respeito da música ou de Tamar.
Versão resumida (e injusta): a canção alcançou o topo graças a Lady Gaga.
Versão longa: Tamar é irmã de Toni Braxton, a superstar do R&B americano dos anos 90 que, depois de um período de prosperidade, caiu no esquecimento e não conseguiu emplacar nenhum hit. Toda cheia de débitos, ela fez o que qualquer former estrela em busca de dinheiro fácil faz: resolveu estrelar o seu próprio reality show.
Braxton Family Value estrelava Toni junto com suas irmãs -- Traci, Towanda e Tamar (esses nomes são muito bons gente) -- e mãe, Evelyn, e foi ao ar no WeTV, um canal direcionado a mulheres relativamente pequeno. Rapidamente, o programa das Braxton virou o maior sucesso do canal.
Mas o WEtv, como eu já disse, é um canal que, apesar de veterano (15 anos no ar) e alguns hits (Bridezillas, mais notavelmente), nunca virou uma household brand. Enquanto as Kardashians alcançam 3 milhões para o E!, as Housewives chegam aos 5 milhões no Bravo e, em seus dias dourados, Jersey Shore alcançava 7 milhões para a MTV, bastou 900 mil pessoas para as Braxton viraram o maior hit do WE.
Em todo o caso, Braxton Family Values foi um sucesso e a WE fez o que qualquer canal a cabo americano faz quando emplaca um reality hit: começou a desenvolver um spin-off. E assim nasceu Tamar & Vince, acompanhando o casamento da moça com o bem-sucedido produtor Vincent Herbert.
Bom, como vocês podem ver, a moça tem uma carreira televisiva bastante respeitável e relativamente bem-sucedida. Mas isso não garante uma posição no top 100 do iTunes, muito menos no Top 10. Alcançar o topo -- algo que muitos A-listers não conseguem -- é algo ainda mais raro.
Mas Tamar lançou sua primeira música, Love and War, e contra absolutamente todas as expectativas a canção alcançou o top 10 e depois o top 5 e rapidamente ela estava em segundo lugar.
E foi ai que Lady Gaga entrou na história: as duas são amississimas e Vince, o marido dela, foi um dos responsáveis por Gaga assinar com a Interscope. Por isso, a cantora não hesitou em promover o lançamento para seus 32 milhões de seguidores:
K I NEVER PROMOTE ARTISTS but if u want your mind blown check@tamarbraxtonher "Love & War" She's Toni Braxton sister + her voice is BEYOND
MYSELF AND@tamarbraxtonher have been the best of friends since her husband Vincent discovered + signed me when I was 20. SHE IS INCREDIBLE
Buy "Love And War" http://itunes.com/tamarbraxton It would mean a lot to me monsters if u would support her. Its her turn to shine. #2 on iTunes!!
E assim, a música alcançou o topo.
Mas vamos colocar as coisas em perspectiva: sem nenhuma promoção além de um reality show razoavelmente bem-sucedido, a música alcançou a segunda posição no iTunes estado-unidense, a maior loja digital do planeta.
Alias, vamos deixar uma coisa clara: o fato é ainda mais chocante quando se leva em conta que é um R&B. Muitos dos maiores vendedores do gênero -- Mary J Blige, Trey Songz e até Usher -- tem enorme dificuldade de emplacar singles no topo do iTunes (a não ser com músicas dance como OMG do Usher ou Bottoms Up de Trey).
Alias, vamos deixar uma coisa clara: o fato é ainda mais chocante quando se leva em conta que é um R&B. Muitos dos maiores vendedores do gênero -- Mary J Blige, Trey Songz e até Usher -- tem enorme dificuldade de emplacar singles no topo do iTunes (a não ser com músicas dance como OMG do Usher ou Bottoms Up de Trey).
E Gaga é famosa e popular mas, né? Ela não conseguiu emplacar muitas das suas próprias músicas (Marry the Night? You & I?), não é um tweet que fez com que Love & War atingisse o topo.
Minhas considerações sobre a música: completamente diferente de tudo que tá estourando no momento, uma balada R&B bem tradicional com vozeirão e gritaria. Eu gostei bastante. Agora, se ela vai conseguir manter o momentum é algo que teremos que julgar com o tempo.
Enquanto isso, a música também está escalando o iTunes do Reino Unido. Vamos ver o quão longe ela vai chegar ou se, assim como a carreira de Toni, vai empacar depois de alguns minutos.
E falando em músicas de sucesso, se vocês lêem o blog, vocês sabem que eu não gosto de me vangloriar (ha. Se vocês realmente lêem o blog, vcs sabem que o que eu acabei de escrever é uma mentira) mas ó: orgulho de 2012 foi escrever sobre Call Me Maybe e Somebody That I Used to Know antes delas explodirem globalmente.
E falando em músicas de sucesso, se vocês lêem o blog, vocês sabem que eu não gosto de me vangloriar (ha. Se vocês realmente lêem o blog, vcs sabem que o que eu acabei de escrever é uma mentira) mas ó: orgulho de 2012 foi escrever sobre Call Me Maybe e Somebody That I Used to Know antes delas explodirem globalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário