Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Chart watch UK+OZ: Jason DeRulo consegue seu primeiro número 1 na Austrália e os BRIT surtem efeito



Jason DeRulo estreou com o pé direito: seu primeiro single, Whatcha Say, foi um gigantesco sucesso (alcançando o segundo lugar nos EUA, na Austrália e no Reino Unido). E parece que seu segundo single também caiu no gosto do público: In My Head, lançado semana passada na Oceania, foi direto para o topo na Austrália (e, na próxima semana, deve estrear dentro do top 5 britânico). Jason desbanca Replay de Iyaz do primeiro lugar e é o terceiro artista a encabeçar as paradas australianas esse ano (depois de Owl City com Fireflies, que atualmente se encontra em quarto e Replay, atualmente em segundo).



Today was a Fairytale, que estreou dentro do top 10 australiano na semana passada, sobe para o terceiro lugar. A música ganhou impulso graças a turnê de Taylor na Austrália e o lançamento de Valentine's Day, o filme que usa a música como tema. Swift é gigantescamente popular no país oceânico, sendo seu segundo maior mercado após os EUA.



Depois de 2 meses, TiK ToK de Ke$ha finalmente sai do top 10 australiano (essa semana, a música se encontra em 11º). Porém, uma divertida paródia feita pelo grupo britânico The Midnight Beast estréia num altíssimo quinto lugar no país.

Outro sucesso da interprete americana, Blah Blah Blah, segue entre os 10 mais vendidos, na sétima posição.



A passagem promocional de Rihanna pela Austrália surtiu efeito: Rude Boy, o segundo single internacional de Rated R, entrou no top 10 essa semana, em oitavo lugar.



Cheryl Cole, o fenômeno britânico, começa a conquistar terras estrangeiras. O single 3 Words, um dueto com Will.I.Am dos Black Eyed Peas, estréia em nono lugar nas paradas australianas. A música alcançou o top 5 inglês no fim do ano passado.



Depois do sucesso de Down (que alcançou o topo nos EUA e o segundo lugar no UK e na Austrália), Jay Sean consegue mais um hit. Na Austrália, Do You Remember? encerra o top 10 essa semana..



Na semana passada, o grupo britânico folk Mumford & Sons finalmente desbancou Susan Boyle do topo da parada de CDs depois de 3 meses. Essa semana, eles seguem em primeiro lugar com Sigh no More mas a interprete escocesa se mantém firme e forte na segunda posição com I Dreamed a Dream.

A coletânea da canadense K.D. Lang estréia em terceiro lugar e Soldier of Love, o álbum de Sade que quebrou recordes nos EUA, estréia em quarto.

O resto do top 10: Fearless, de Taylor Swift; Crazy Love, de Michael Buble; The Fame, de Lady Gaga; The Resistance, do Muse; The E.N.D., dos Black Eyed Peas e Animal, de Ke$ha.

No Reino Unido, Everybody Hurts, o single beneficente para o Haiti que quebrou recordes na semana passada, perdeu muitíssima força, vendendo 103 mil cópias.



Apesar de só ter sido posto a venda quinta-feira (tendo três dias a menos de vendas do que todos os outros singles), o mash-up de Florence & the Machine com Dizzee Rascal, que foi apresentado nos BRIT Awards, estréia em segundo lugar, com 63 mil cópias. O sucesso da música excedeu as expectativas e o mash-up é a maior aposta para o primeiro lugar na semana que vem.

Apesar de cair uma posição, If We Ever Meet Again, a música de Timbaland que conta com a participação de Katy Perry, continua seu bem-sucedido chart run na Grã-Bretanha. Essa semana, o single se encontra no quarto lugar.

Encerrando o top 5, Alicia Keys com Empire State of Mind Part II. A música ganhou um impulso graças a performance dela com Jay-Z nos BRIT Awards semana passada (a versão original voltou para o top 20, alcançando o 11º lugar).

Rude Boy de Rihanna sobe quatro posições em sua segunda semana no top 10, alcançando o sexto lugar. Já Don't Stop Believin' do elenco de Glee ocupa a oitava posição.



Além de Florence e Dizzee, o único outro single que estréia no top 10 essa semana é The Way Love Goes do cantor de R&B britânico Lemar.

Encerrando o top 10, o elenco de Glee com Halo/Walking on a Sunshine e Starstrukk de Katy Perry com 3OH!3.



Na parada de CDs, o grande vendedor foi o primeiro volume da trilha-sonora de Glee. O seriado americano é um enorme sucesso na Grã-Bretanha e o CD com as músicas cantadas pelo elenco vende 66 mil cópias ao longo da semana passada.

Alicia Keys, que ocupou o topo semana passada, cai para quarto lugar. A queda em vendas essa semana, apesar da performance nos BRITs, nos leva a concluir que o álbum, The Element of Freedom, foi um popular presente de Dia dos Namorados (que foi dia 14 em grande parte do mundo).

The Fame
de Lady Gaga ocupa a segunda posição. Ela foi a mais beneficiada pelos BRITs, com as vendas de seu CD aumentando 53.7% (53.5 mil cópias vendidas).

Florence & the Machine também foi outra grande beneficiada. Ganhadora do maior prêmio da noite, álbum do ano, Lungs sobe seis posições, ocupando o terceiro lugar e registrando aumento de 53.3%
(39.3 mil cópias).

Outros atos beneficiados pelos BRITs: Robbie Williams, Lily Allen, Dizzee Rascal, Kasabian, JLS e Jay-Z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu