O continente europeu é formado por 50 países e tem 26 línguas oficiais. Então, é óbvio que, cada lugar, tem seus próprios sucessos locais, cantados em suas línguas.
Porém, se tem um gênero que costuma unir a Europa como um todo é o dance. Quando uma música nesse estilo explode em algum país, as chances dela conquistar todo o resto do continente são bastante grandes (exemplos recentes incluem Hot da Inna, Infinity 2008 do Guru Josh Project e Now You're Gone do Basshunter).No momento, duas músicas dance estão fazendo enorme sucesso por lá. São elas:
As chances de você conhecer Stereo Love dos romenos Edward Maya e Vika Jigulina são bastante grandes. Afinal, o sucesso do europop foi tão grande que a música explodiu até aqui no Brasil.
A música, que faz sample da composição Bayatilar do música do Azerbaijão Eldar Masurov, alcançou o top 5 de 18 países europeus (como Itália, Grã-Bretanha, Rússia, Romênia, Itália, Bélgica e Dinamarca) e alcançou o topo em oito deles (França, Espanha, Eslováquia, Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, Holanda e República Tcheca).
O outro gigantesco sucesso é o house Alors on Dance (Então nós dançamos) do belga Stromae.
O hit é em francês mas a letra é perfeitamente identificavel por pessoas de qualquer nação: Quem fala de estudo, fala de trabalho/Quem fala de trabalho, fala de dinheiro/Quem fala de dinheiro, fala de despesas/Quem fala de crédito, fala de demanda/Quem fala de dívida, fala de oficial de justiça/E de estar “no meio da merda”/Quem fala de amor, fala também de crianças/E quem fala de “pra sempre” também fala de divórcio/Quem fala dos seus parentes, fala de tristeza/Porque os problemas quase nunca vêm sozinhos/Quem fala de crise, fala do mundo, fala da fome e do Terceiro Mundo/Quem fala de cansaço, fala também do acordar – ainda surdo do dia anterior/Então vamos sair para esquecer dos nossos problemas/Então vamos dançar.
Com sua boa letra e seu ritmo dançante, a música está conquistando toda a Europa. Até agora, o sucesso de Stromae já alcançou o primeiro lugar em nove países (Bélgica, França, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Eslováquia e Áustria).
Adorei as resenhas sobre os programas de tv.Muito bom! Vou sempre passar aqui para ler novidades sobre os "falsalities".
ResponderExcluir