Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Good Time bombando nas paradas britânicas


Nos últimos anos, a música urbana tem ganho MUITA força nas paradas britânicas. Quem acompanha o Chart Watch percebeu que o número de rappers locais entrando na lista de singles mais vendidos semana após semana é bastante considerável: N-Dubz, Tinnie Tempah, Chipmunk, Dizzee Rascal, Plan B, Professor Green, Taio Cruz etc.


Essa semana, mais um ato urbano ocupa o topo das paradas do Reino Unido: Roll Deep. Roll Deep é um grupo que inclui vários rappers de East London. É uma unit rotativa e os membros variam a cada lançamento.

Com a aproximação do verão, party tunes ficam cada vez mais populares no país britânico e Good Times, o último lançamento do Roll Deep junto com Jodie Connors, sintetiza perfeitamente essa vibe de festa que está tomando conta do país.

9 to 5, when it's over I can come alive, canta Jodie. "9 to 5" é uma referência ao horário de expediente no mundo desenvolvido, das nove da manhã até as cinco da tarde. A idéia da canção é que, quando a moça saí do trabalho, ela vai curtir a vida e cai nos embalos da noite londrina. Let's go late night shopping, high street boppin'/Let's go West End clubbin', champagne poppin'/Let's keep it rockin', party ain't stoppin' canta Wiley, um dos membros atuais do Roll Deep e o rapper que aparece de maneira mais prominente na nova música.

Com 67 mil cópias vendidas, a música ocupou o primeiro lugar nas paradas britânicas ao longo da semana.

Usher continua no segundo lugar. O interprete americano, que alcançou o topo faz três semanas, continua registrando aumento de venda. Na última semana, ele vendeu 66 mil cópias de OMG, que foi produzido e conta com a participação de Will.I.Am (não a toa a música parece um hit dos Black Eyed Peas).

She Said do Plan B também tem aguentado de maneira impressionante. A música segue no top 5 com vendas bastante altas e extremamente estáveis apesar de ter sido lançada faz 1 mês. O single vendeu 41 mil cópias ao longo da última semana e ocupa o terceiro lugar.

No mais, a única nova entrada no top 10 além do Roll Deep é Dirty Picture de Taio Cruz com a participação de Ke$ha.


Dirty Picture - Taio Cruz ft. Ke$ha

Singles mais vendidos
Posição nessa semana (posição mais alta) (tempo no top 10)
1. Good Times (ft. Jodie Connors) - Roll Deep (1) (1 semana)
2. OMG - Usher (1) (5 semanas)
3. She Said - Plan B (3) (5 semanas)
4. Once -Diana Vickers (1) (2 semanas)
5. Until You Were Gone (ft. Esmee Denters) - Chipmunk (3) (2 semanas)
6. I Need You Tonight (ft. Ed Drewett) - Professor Green (3) (4 semanas)
7. This Ain't a Love Song - Scouting for Girls (1) (5 semanas)
8. Carry Out (ft. Justin Timberlake) - Timbaland (6) (4 semanas)
9. Acapella - Kelis (5) (3 semanas)
10. Dirty Picture (ft. Ke$ha) - Taio Cruz (10) (1 semana)



Essa semana aconteceu uma coisa extremamente rara e curiosa nas paradas de CDs britânicas: a diferença de venda entre os três primeiros colocados foi de menos de 2%.

Com OMG bombando loucamente nas paradas, a grande aposta para ocupar o topo era o interprete de R&B americano Usher. O cantor tinha alcançado o topo no país com seus três albuns anteriores. Porém, no fim, Usher teve que se contentar com a segunda posição. Raymond vs. Raymond vendeu 40,778 cópias. Por MUITO pouco Usher não conseguiu seu quarto chart-topper consecutivo: apenas 213 cópias o separaram do primeiro lugar. É a menor diferença entre os dois primeiros colocados desde 17 de setembro de 2005 quando, por apenas 11 cópias, James Blunt, com Back to Bedlam, impediu os Rolling Stones de conseguirem seu 11º álbum número 1.

O topo foi para o rapper Plan B e seu álbum conceitual, The Defamation of Strickland Banks. Depois de estrear muito bem faz três semanas, o álbum continua firme e forte dentro do top 5. Não tenho duvidas que será um dos grandes sucessos do ano. Foram vendidas 41,011 cópias do CD ao longo da semana.

Encerrando um top 3 extremamente próximo, a trilha-sonora de Iron Man 2, composta de músicas inéditas da banda de rock australiana AC/DC, ocupa a terceira posição com 40,272 unidades vendidas, 516 a menos do que Usher. O CD estreou no primeiro lugar semana passada.

As outras novas entradas: o EP de Glee, The Power of Madonna, com as músicas interpretadas ao longo do episódio dedicado a Rainha do Pop (quarto lugar com 31 mil cópias), a banda de metalcore gálica Bullet for my Valentine com seu terceiro álbum, Fever (quinto lugar com 22 mil cópias vendidas) e Fishermen Friends, um octeto que cantas musica de coro a capella formado por habitantes de Port Isaac, um vilarejo de pesca na Inglaterra (nono lugar com 17 mil cópias vendidas).

CDs mais vendidos
Posição essa semana (Posição mais alta)
1. The Defamation of Strickland Banks - Plan B (1)
2. Raymond vs. Raymond - Usher (2)
3. Iron Man 2 - AC/DC (1)
4. The Music of Glee: The Power of Madonna - Glee (4)
5. Bullet for my Valentine - Fever (5)
6. Wake Up the Nation - Paul Weller (2)
7. The Fame - Lady Gaga (1) ****
8. Everybody Wants to be on TV - Scouting for Girls (2)
9. Port Isaac's Fishermen Friends - Port Isaac's Fishermen Friends (9)
10. Sunny Side Up - Paolo Nutini (1) ***

*mais de 300 mil cópias vendidas **mais de 500 mil cópias *** mais de 1 milhão **** mais de 2 milhões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.