Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chart watch US: Bieber fever contagia os EUA



Justin Bieber, a nova sensação teen de 16 anos de idade, estréia no topo das paradas de CDs dos EUA com My World 2.0. O segundo E.P. do interprete canadense vendeu 283 mil cópias ao longo da semana.

Ao encabeçar a lista dos mais vendidos, Bieber se transforma no cantor mais novo a alcançar o primeiro lugar desde Stevie Wonder, na época com 13 anos, em 1964. Porém, quando levamos em consideração interpretes de ambos os sexos, Miley Cyrus é a pessoa mais nova a alcançar o topo nos últimos 47 anos: em outubro de 2006, com 14 anos, Miley encabeçou a lista dos mais vendidos com a primeira trilha sonora de Hannah Montana. Aos 15, Miley ocupou o topo mais duas vezes: com o segundo volume da trilha sonora do seriado da Disney e com seu primeiro CD solo, Breakout.

O lançamento do segundo volume do E.P. de Bieber fez as vendas de seu primeiro lançamento, My World 1, dispararem. Em sua 19ª semana, o CD vendeu 50 mil cópias e ocupou a quinta posição.

Em segundo lugar, a cantora de R&B Monica com o seu sexto CD, Still Standing, que teve 182 mil cópias comercializadas. A sólida primeira semana de Monica foi inesperada: apesar da cantora ter gozado de bastante popularidade no fim dos anos 90, seu último álbum, The Making of Me, lançando em 2006, teve vendas bastante fracas. Como parte da promoção do álbum, Monica estrelou em um bem sucedido reality show no BET (cujo título era o mesmo do CD) que a acompanhou durante a preparação de seu novo material discografico.




Em terceiro lugar, a coletânea Now! That's What I Call Music 33 com 133 mil cópias vendidas. Os CDs Now!, lançados trimensalmente, são uma instituição da indústria fonográfica estado-unidense. Originada na Grã-Bretanha, os álbuns compilam todos os maiores sucessos pops dos últimos meses. Com o aumento de downloads ilegais pela internet, as vendas da coleção caíram bastante nos EUA (em 2001, por exemplo, os CDs Now! chegavam a vender mais de 600 mil cópias em uma semana) mas, apesar de não tão forte como no passado, as vendas continuam extremamente estáveis e a franquia segue firme e forte (na Grã-Bretanha, a coleção já está no volume 77). O 33º volume da coletânea incluí todos os principais sucessos dos últimos meses como TiK ToK da Ke$ha, Bad Romance da Lady Gaga, Fireflies do Owl City, Replay do Iyaz, Need You Now do Lady Antebellum, Bed Rock da Young Money e Hey, Soul Sister do Tain.

Em quarto lugar, Need You Now do fenômeno country Lady Antebellum e minha aposta para ser o CD mais vendido do ano nos EUA. Bieber encerra o top 5.

Em sexto lugar, a banda de indie pop de Zooey Deschanel, She & Him, com seu segundo CD, Volume II seguido de Ludacris (Battle of the Sexes), Lady Gaga (The Fame), Marvin Sapp (Here I Am) e os Black Eyed Peas (The E.N.D.).


Hey Soul Sister - Train

Como eu já comentei aqui antes, o Hot 100, a parada de singles estado-unidense, é uma combinação entre airplay (apoio da rádio) e vendas. Se fosse uma lista de apenas airplay, Lady Antebellum e I Need You Now encabeçariam a lista. Se fosse apenas de vendas, Train ocupariam o primeiro lugar com Hey, Soul Sister. Porém, quando os dois fatores são combinados, Rude Boy de Rihanna é a música mais popular e, por tanto, a cantora caribenha encabeça a lista pela terceira semana consecutiva.


Need You Now - Lady Antebellum

Essa semana, nenhuma nova música penetra o top 10 do Hot 100 e existe pouquissima movimentação: Bruno Mars e B.O.B. ocupam o segundo lugar com Nothin' on You, seguido do Train (Hey, Soul Sister), Lady Antebellum (Need You Now), Gaga com Beyoncé (Telephone), Taio Cruz (Break Your Heart), Black Eyed Peas (Imma Be), Justin Bieber (Baby) e Ke$ha (TiK ToK).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.