Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chart Watch US: Usher estreia bem em semana pouco movimentada



Com o seu sexto álbum, Raymond vs Raymond, Usher consegue seu terceiro primeiro lugar consecutivo. Apesar de não ser mais tão gigantescamente popular quanto em 2004 -- ano que ele conseguiu o ato histórico de fazer com que todos os singles de seu álbum alcancem o primeiro lugar nos EUA e teve o CD (Confessions que, só nos Estados Unidos, vendeu 10 milhões de cópias) e o single (Yeah) que mais venderam no ano -- Usher continua com vendas bastantes sólidas: seu álbum teve 329 mil cópias comercializados ao longo da semana.

Apesar de sempre ter sido um gênero que gozou de vendas altas, o R&B está se mostrando particularmente forte esse ano. Faz dois meses, Sade estreou com vendas recordes nos EUA e, semana passada, a cantora Monica, cujas vendas estavam em baixa nos últimos tempos, voltou com força as paradas. Além de Usher, Erykah Badu, outra representante do gênero, também estreou bem essa semana, na quarta posição com seu sexto álbum, New Amerykah: Part One (110 mil cópias vendidas).

Depois de estrear no topo, My World Part 2 de Justin Bieber, que é empresariado por Usher, cai para a segunda posição. Apesar disso, o CD teve um aumento de vendas de 3% em sua segunda semana, vendendo 291 mil cópias. O aumento de vendas se devo a semana de Páscoa: nos EUA, as crianças recebem cestas com chocolate e vários presentinhos e o CD de Bieber certamente foi uma opção popular de presente. O primeiro EP de Justin também aparece no top 10, na oitava posição.

Aumento de vendas na segunda semana é algo extremamente raro. É a primeira vez em oito anos que isso acontece. Em 2002, também na semana de páscoa, o CD Now! That's What I Call Music 3 registrou um aumento de 11% em sua segunda semana nas lojas.

Falando em Now!, o volume 33 da franquia ocupa o terceiro lugar com 133 mil cópias.

Lady Antebellum ocupa a quinta posição com Need You Now seguido de Monica (Still Standing), Alan Jackson (Freight Train), Justin Bieber, Lady Gaga (The Fame) e os Black Eyed Peas (The E.N.D.).

O top 10 do Hot 100 continua quase idêntico a semana passada. As únicas mudanças: a volta de In My Head de Jason DeRulo para o top 10 (na nona posição) e BedRock do Young Money caindo uma posição para o décimo lugar.

No mais, Rihanna continua no topo pela quarta semana consecutiva com Rude Boy seguido de Nothin' on You do B.O.B. com Bruno Mars, Hey Soul Sister do Train, Need You Now do Lady Antebellum, Telephone de Lady Gaga com Beyoncé, Break Your Heart de Taio Cruz, Imma Be dos Black Eyed Peas e Baby de Justin Bieber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.