Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Chart watch: as músicas que causaram essa semana



O número 1 dessa semana no Reino Unido é Replay, o primeiro single do cantor e rapper caribenho Iyaz. Apesar de, a primeira vista, parecer um hip-hop melódico bastante típico, a música é perigosamente pegajosa. Você escuta e, pronto, o na na na everyday is like my iPod is stuck on replay não sai mais da sua cabeça.

A música alcançou o segundo lugar nos EUA (onde continua no Top 5 e já tem mais de 2 milhões de cópias vendidas) e, essa semana, alcançou a nona posição na Austrália.



Iyaz conseguiu o primeiro lugar por muito pouco já que, ao longo de toda a semana, ele ficou revezando de posição com a (chata) música dance Riverside (Let's Go) do Sidney Samson. Nenhuma das músicas é grandes coisa mas, enquanto consigo entender o sucesso de Replay, simplesmente não consigo captar o apelo de Riverside. Enfim, tirem suas próprias conclusões.

Fato que os dois singles venderam extremamente bem, principalmente levando em conta que janeiro é tipicamente o mês com vendas mais baixas. Iyaz vendeu 106 mil cópias e Sidney
Samson, 97.5 mil.



Starstrukk, o divertido dueto do 3OH!3 com Katy Perry, tem aguentado firme no top 5 britânico faz 1 mês e essa semana a música alcança a terceira posição. Apesar do single não ter feito muito sucesso nos EUA (onde só alcançou a 66ª posição), ele tem obtido vendas altíssimas nos outros mercados. Na Austrália, a música alcançou o quarto lugar e, essa semana, está em oitavo.



Florence & the Machine, que eu comentei aqui, consegue seu primeiro top 10 hit. E a estréia é em grande estilo, com You've Got the Love ocupando a quinta posição.

Também dentro do top 5 (no quarto lugar), Lady Gaga e seu Bad Romance. A música está entre as cinco mais vendidas faz mais de 1 mês, incluindo duas semanas na primeira posição.

Nas paradas de CDs, Paolo Nutini volta ao topo com Sunny Side-up depois de quase 1 ano. Lungs de Florences & the Machine também retorna a segunda posição apesar do album já estar disponível faz meses. O top 5 é completo com Lady Gaga e The Fame, Susan Boyle e I Dreamed a Dream e Michael Buble e Crazy Love.

Na Austrália, Fireflies, a música do Owl City que eu falei sobre aqui, segue no topo. Semana que vem é o lançamento oficial da música no Reino Unido e ela provavelmente alcançara o topo das paradas por lá também. Ke$ha continua firme em segundo lugar com TiK ToK (lembrando que ela ocupou o topo na Austrália durante 6 semanas consecutivas. A Austrália foi o primeiro país do mundo que abraçou Gaga e também foi o primeiro que colocou Ke$ha no topo). O top 5 também inclui Lady Gaga e Bad Romance, Empire State of Mind do Jay-Z (que já alcançou o primeiro lugar nos EUA e o segundo no Reino Unido) e Whatcha Say do Sean DeRulo (segundo lugar tanto nos EUA quanto no UK).

Depois eu falo sobre as paradas dos States. Mas já adianto uma coisa: Ke$ha dominou geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu