Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Fireflies light up the charts

Disclaimer: Eu sei que eu estou mega atrasado com esse post mas ó, é sobre as paradas da semana passada. Quarta-feira que vem tem um sobre o dessa semana.



Em sua segunda semana nas paradas, Fireflies do Owl City atinge a primeira posição na Grã-Bretanha com 72 mil cópias vendidas. Com isso, a música conseguiu o feito de atingir o primeiro lugar nos três principais mercados anglo-saxões: EUA (onde a música está atualmente em 13º), UK e Austrália (onde a música continua no topo pela terceira semana consecutiva).

Replay cai para o segundo lugar no Reino Unido após duas semanas (e as vendas continuam altas: 67 mil). Já na Austrália, a música atinge sua posição mais alta até o momento, terceiro lugar.

A versão do elenco de Glee de Don't Stop Believin' alcança o top 3 no UK e a versão original, cantada pelo Journey, também segue no top 10, na sexta posição.

De resto, não existe mais nenhum novo single no top 5 britânico: a quarta posição vai para Starstrukk
da Katy Perry com 3OH!3 (que está no top 5 desde dezembro) e o quinto lugar para Riverdance do Sidney Samson. Won't Go Quiently da banda dance Example é a música de estréia que conseguiu a posição mais alta na semana, chegando a sexta posição.

Dois atos do The X Factor conseguem penetrar o top 10: Alexandra Burke e seu segundo single, Broken Heels chegam ao oitavo lugar e One Shot, terceira música de trabalho do JLS, alcança a décima posição (e, tudo indica, chegara ao top 5 semana que vem). Lady Gaga também segue no top 10, com Bad Romance na nona posição.

Na Austrália, Blah Blah Blah da Ke$ha continua com sua performance surpreendente. Apesar da música não ser um single, ela alcança essa semana a quarta posição. Já TiK ToK continua em segundo lugar pela terceira semana consecutiva (antes disso, a música ficou 1 mês na primeira colocação). A única mudança no top 10 é a entrada do quarto single do novo CD dos Black Eyed Peas, Rock Your Body.



Florence & the Machine, a grande revelação de 2009, demorou 7 meses para chegar a primeira posição mas agora ninguém a tira do topo. Com 42.3 mil cópias vendidas essa semana, o álbum Lungs está cada vez mais próximo de alcançar 1 milhão e, com uma tonelada de indicações aos BRIT Awards (o equivalente britânico dos Grammy's), as vendas devem continuar fortíssimas nas próximas semanas.

Em segundo lugar, Paolo Nutini e Morning Side Up, também com mais de 42 mil cópias. O CD do jovem cantor escocês continua forte e muitos apostam que conseguira ultrapassar a impressionante marca de 2 milhões de cópias.



Em terceiro lugar, o novo CD da veterana banda Stereophonics (com 32 mil cópias comercializadas), seguido pela sensação teen canadense Justin Bieber (29 mil) e por Lady Gaga (24 mil).

Na parada de CDs australiana, Susan Boyle continua firme e forte no topo após 9 semanas. O grupo country local The McClymouths estréia em segundo. O top 5 é completo por Michael Buble, Vampire Weekend e Lady Gaga.

Nos EUA, Ke$ha continua no topo do Hot 100 com TiK ToK mas quem provou o poder essa semana foi Taylor Swift. A cantora country, cujo CD foi o mais vendido do ano passada, vendeu mais de 350 mil copias da música Today Was a Fairytale. Apesar de ser fraquíssima, não ter contado com nenhuma promoção e de ser apenas parte da trilha sonora do filme Valentines Day (que Taylor participa), as vendas altíssimas foram suficiente para a música estrear em segundo lugar no Hot 100 (apesar de não ter tido nenhum airplay).



Além de Taylor, Justin Bieber também entra no top 5 (em quinto lugar) com Baby. É uma semana particularmente boa para o canadense de apenas 16 anos, que consegue penetrar o top 5 de singles nos EUA e o top 5 de CDs na Grã-Bretanha.

Lady Gaga e Bad Romance caem uma posição e ficam em terceiro lugar e BedRock, single que une todos os artistas da gravadora YoungMoney (propriedade de Lil Wayne) permanece em quarto.

Também no top 10: Replay, Sexy Bitch de David Guetta e Akon (em sétimo), Empire State of Mind, Hard da Rihanna e Hey, Soul Sister da banda de rock Train (o primeiro top 10 hit da banda desde 2001).

Na parada de CDs dos EUA, o álbum de caridade Hope for Haiti com músicas de Taylor Swift, Justin Timberlake, Alicia Keys, Christina Aguilera e outras dezenas de artistas estréia em primeiro lugar com 171 mil cópias vendidas. Em segundo lugar, I Dreamed a Dream de Susan Boyle se mantém firme, com 86 mil cópias seguida por Lady Gaga e The Fame (61.7 mil), a banda de indie rock Spoon (55 mil cópias) e a coletânea 2010 Grammy Nomminees (49 mil).

Já que estamos no tópico de música, domingo tem a exibição dos Grammy's e, se tudo der certo, segunda-feira vai ter uma cobertura bem completa de tudo que went down. Eu pensei em fazer um liveblogging mas é meio pointless levando em conta que por enquanto eu tenho pouquíssimos leitores por tanto vai ser um resumão no dia seguinte mesmo. Venham conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.