Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

De Olho Nele: B.o.B.



Uma olhada nos singles mais vendidos do momento nos EUA revelam que o atual rei das paradas é ninguém menos que um garoto novato de 21 anos que, faz alguns meses, era completamente desconhecido por grande parte do público: o rapper Bobby Ray, mas conhecido como B.o.B.

Diferente de Drake e Nicki Minaj, que se tornaram gigantescos fenômenos com uma enorme fanbase antes mesmo de lançarem seus primeiros singles oficiais, B.o.B. se manteve low profile ao longo dos anos.

Apesar dele não ter se tornado uma enorme sensação antes da hora, como aconteceu com os rappers da Young Money, o garoto de Atlanta está causando burburinho faz anos.
Entre 2007 e 2009, ele lançou dois EPs e cinco mixtapes, todos altamente elogiados. No fim de 2008, ele apareceu na capa das duas principais publicações sobre hip-hop, Vibe e XXL, como uma das grandes promessas para a cena musical.

Ao longo de 2009, B.o.B. lançou dois buzz single (que não iriam ser incluídos no álbum mas tem a intenção de apresentar o artista ao grande público): Haterz Everywhere e I'll Be Sky. Nenhuma das músicas causou grande impacto.



Finalmente, no começo de fevereiro, o primeiro single oficial de B.o.B. foi lançado: Nothin' on You. Altamente melódico, catchy com ritmo agradável e com uma letra muito mais singela que quase todos os raps, a música se tornou um enorme sucesso, indo direto para o segundo lugar na lista das músicas mais vendidas do iTunes. A canção também alcançou a segunda posição no Hot 100 da Billboard, a parada oficial de singles que contabiliza o sucesso das músicas baseado no airplay nas rádios e vendas no iTunes e outros sites de download legal.

Em dois meses, Nothin' on You, que conta com a participação do produtor Bruno Mars, vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA. Com pouquíssima promoção, a música estreou dentro do top 10 australiano, no sétimo lugar e com certeza também causará grande impacto nos charts britânicos, onde será lançada na segunda quinzena de maio. Essa semana, a música finalmente alcançou o topo no iTunes americano e existe enorme possibilidade dela acabar com o reinado de Rihanna no Hot 100, onde Rude Boy está no topo faz um mês.

Semana passada, o segundo single de B.o.B., Airplanes, que conta com vocais de Hayley Williams da muitíssimo bem sucedida banda de rock Paramore, foi lançado. Em apenas quatro dias, sem vídeo clipe ou muito apoio das rádios, e nenhuma performance televisionada, a música foi direto para a segunda posição no iTunes (sendo barrada do topo por Nothin' on You).



Com o gigantesco sucesso dos dois primeiros singles, o álbum de lançamento de Bobby, B.o.B. Presents: The Adventures of Bobby Ray, que estava previsto para sair a venda no fim de maio, teve sua data de lançamento adiantada para o dia 27 de abril.

Na minha opinião, B.o.B. é um breath fresh air na cena musical urbana. Seus raps são extremamente unicos, agradáveis e melódicos e o rapaz é extremamente talentoso. O Tá Causando! deseja toda a sorte para ele.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog ! Sempre visito, mas.. tenho duas dúvidas:

    1. Pq apagou o Formspring? Tem planos de voltar ? ):

    2. Conhece algum site que tenha encartes de CD? Mas tipo, site completo mesmo, com pop, rock, indie...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado :)

    1. Porque eu cansei. Por enquanto não, talvez num dia de tédio...

    2. Conheço não. As vezes, quando eu baixo por Torrent, o encarte vem junto mas não é sempre. As capas que eu uso para ilustrar os posts eu acho via Google Imagens.

    Abraços

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.