Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Chart watch US: Taio contraria expectátivas e alcança o topo nos EUA



Num twist surpreendente, o britânico Taio Cruz consegue o primeiro lugar no Hot 100 dos EUA essa semana.

A música Break Your Heart, que já tinha alcançado o topo na Grã-Bretanha no ano passado, foi lançada nos Estados Unidos sem muita pretensão (só foi acrescentado um verso cantado pelo rapper Ludacris) e apesar de Taio não ser um nome estabelecido nem no Reino Unido, ele conseguiu o que muitos dos atos britânicos mais lendários (Robbie Williams, por exemplo) não foram capaz de conquistar: um primeiro lugar no mercado mais lucrativo de todos.

Como se isso tudo não fosse suficiente, a música ainda quebrou recordes: o maior pulo para o primeiro lugar (do 53º para o topo) para um single de lançamento.

Taio segue os passos de Jay Sean, outro cantor britânico que, no fim do ano passado, conseguiu a primeira posição no Hot 100 com Down. Porém, Jay nunca obteve um primeiro lugar em seu país de origem (Down só alcançou o segundo lugar na Grã-Bretanha) enquanto Break Your Heart encabeçou a lista dos mais vendidos por três semanas nas terras da Rainha em setembro do ano passado.

A trupe da Young Money e o trio country Lady Antebellum trocam de lugar. Bedrock, que ocupou a segunda posição semana passada, cai para terceiro e é substituído por Need You Now.

Como já comentei antes, country é o gênero que mais vende nos EUA e quando um ato consegue crossover e conquista as rádios pop (como Taylor Swift, por exemplo), um fenômeno surge. Esse ano, tudo indica que o fenômeno country será o Lady Antebellum. Eles não só alcançaram o segundo lugar no Hot 100 (algo extremamente raro nos últimos tempos para uma música country, só conseguido por Taylor Swift) como também voltam para o topo na lista de CDs mais vendidos, com 125 mil cópias comercializados e um grande total de 1.3 milhões de cópias depois de apenas 6 semanas.


Need You Now - Lady Antebellum

Além de Taio, Young Money e Lady Antebellum, o top 5 também conta com Rihanna. Seu terceiro single Rude Boy é, até o momento, o maior sucesso do seu novo CD, Rated R e é a primeira música do álbum a penetrar o top 5 do Hot 100 (Russian Roulette e Hard estancaram no top 10). A chata Imma Be dos Black Eyed Peas, que ocupou a primeira posição durante 2 semanas, cai para o quinto lugar.

Ke$ha (TiK ToK), Train (Hey, Soul Sister), Jason DeRulo (In My Head), Lady Gaga (Bad Romance) e Ludacris (How Low) também aparecem no top 10.

A parada de CDs, como já comentei antes, está encabeçada por Lady Antebellum.

Sade, que também bateu recorde de vendas em sua semana inicial, continua com vendas consistentes, ocupando o segundo lugar. Essa semana, o álbum vendeu 79 mil cópias (em 1 mês foram vendidas 900 mil cópias).

Em terceiro lugar, o EP do artista country Blake Sheldon. Um EP é um álbum com menos músicas do que o normal e, atualmente, é comum artistas novatos (Drake, Justin Bieber) lançarem como um "aquecimento" para o álbum oficial. Também é normal artistas consagrados (Miley Cyrus com The Time of our Lives, Lady Gaga com The Fame Monster) lançarem um EP entre um CD e outro. Porém, o EP de Blake não é nenhum dos dois casos e sim uma nova aposta da indústria: ao invés de álbuns, as gravadoras pretendem apostar em EPs. Com preços mais baratos, eles tem a esperança que o formato ajude a conter a desenfreada queda de vendas.

Com 65 mil cópias, Danny Gokey, que ficou em terceiro lugar na edição passado do American Idol, estréia na quarta posição com seu álbum de estréia, My Best Days. Em quinto, a trilha sonora do novo filme de Tim Burton, Alice in Wonderland, que quebrou recordes de bilheteria no final de semana passado.

Em sexto, o novo CD do Lifehouse, Smoke & Mirrors. Em sétimo, Lady Gaga com The Fame seguido dos Black Eyed Peas com The E.N.D. O cantor soul Raheem DeVaughn estréia em nono com seu terceiro álbum, Love & War Masterpeace e, encerrando o top 10, o interprete country Easton Corbin com seu CD homônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.